Dicas

Aprenda a escolher o tamanho de apartamento ideal para a sua família

A compra de um imóvel é um passo extremamente importante para a sua família. Por isso, escolher o tamanho ideal de apartamento requer alguns cuidados. O tamanho ideal de apartamento ou casa é uma das principais. Afinal, entender a metragem do imóvel permite iniciar o planemanento de tudo aquilo que poderá ser posto dentro do seu lar.

Pronto para saber quais os cuidados tomar ao escolher um lar confortável para a sua família? 

Quer aprender como fazer isso?

Temos que colocar algumas perguntas:

1. Quantidade de moradores

O novo imóvel deve oferecer conforto e bem-estar para todos os moradores. Por isso, este é o primeiro ponto a se levar em consideração. Engana-se quem acha que apenas a quantidade de quartos influencia nessa questão. Para garantir a boa convivência também é necessário pensar na quantidade e tamanho das áreas comuns do imóvel, como sala, cozinha e casas de banho.

Famílias maiores precisam de mais espaços para a convivência nesses ambientes e um número maior de casas de banho para garantir o bem-estar de todos os moradores. Isso inclui até mesmo a quantidade de animais de estimação, já que imóveis muito pequenos e que não oferecem espaço adequado para os seus animais de estimação.

2. Tipo e idade do imóvel

O tipo e a idade do imóvel são fatores que influenciam muito na metragem das plantas. Geralmente, casas oferecem mais espaço, já que contam com terrenos maiores, área externa e a possibilidade de ter 2 ou mais pavimentos.

No entanto, apartamentos antigos também apresentam ambientes mais amplos. É comum encontrar apartamento maiores nos edifícios mais antigos já que a onda dos apartamentos compactos é recente no mercado imobiliário.

3. Pense também nos animais de estimação

A presença de animais é outro fator relevante na escolha do tamanho do apartamento.

Os cachorros pequenos geralmente ficam bem dentro do imóvel, mas os maiores precisam se exercitar.Já os gatos são bem mais simples, pois adaptam -se mesmo a lugares menores e distraem-se com simples brincadeiras.

4. Iluminação adequada e incidência solar correta

É muito interessante saber como é a incidência solar nesse apartamento. Nas unidades que estão voltadas para o sul, por exemplo, o nível de iluminação solar é muito baixo ao longo do dia. E isso faz com que o apartamento fique úmido e possa apresentar mofo com o tempo. Já os mais apartamentos procurados são nascente, poente.

4. Rotina diária

Para aproveitar o melhor que o seu novo lar tem a oferecer, pense na sua rotina diária. Ainda mais hoje em dia com as novas formas de adaptação ao COVID 19 muitas pessoas fazem tele-trabalho, por isso será necessário encontrar um imóvel com 1 quarto ou 1 sala a mais para que possa trabalhar com mais comodidade.

Para aqueles que gostam muito de cozinhar, é importante encontrar um imóvel com cozinha ampla. Por isso, na hora de escolher o tamanho ideal de apartamento ou casa, é importante pensar na rotina de todos os futuros moradores do imóvel.

5. Áreas comuns do condomínio

Como já mencionamos, as plantas de imóveis atuais oferecem espaços menores para os moradores. No entanto, as áreas comuns de condomínios horizontais e verticais estão cada vez mais equipadas e com melhor infraestrutura.

É possível abrir mão de mais espaço privativo em troca de ginásio, piscina, salão de festa, , jardim, playground e muito mais.

6. Analise a frequência das visitas

A frequência com a quala sua família recebe visitas também é um fator importante a ser pensado.

Para quem mora numa cidade longe da família, por exemplo, as visitas podem não ser muito frequentes, mas geralmente permanecem por um longo tempo.

Aqueles que não têm problemas com a distância podem receber mais visitas, mas elas raramente ficarão para dormir.

7. Considere os futuros filhos

A necessidade de um imóvel de três quartos pode ser determinada também pela presença de filhos de idades distintas, por exemplo.

Durante a infância, as crianças têm a possibilidade de partilhar o quarto com a irmã ou com o irmão que tenha uma idade próxima. No entanto, quando há uma diferença de idade significativa entre os filhos, ou quando eles são adolescentes, essa situação altera-se.

É preciso, então, considerar que cada idade vai definir um tipo de comportamento, sendo essencial que cada um tenha o seu próprio quarto. Da mesma maneira, ainda que tenham idades próximas, os adolescentes apresentam características particulares, exigindo mais privacidade — o que é totalmente natural.

8. Considere o tempo que pretende morar no local

Quanto tempo pretende permanecer nesse lugar? O planemento inicial é ficar durante o período da faculdade? É solteiro mas tem planos de se casar ou de mudar para outro lugar?Dois pontos essenciais que você precisa pensar são:

  • quanto tempo vai morar nesse imóvel;
  • se o imóvel é capaz de suprir as suas necessidades durante esse tempo. Caso a última resposta seja não, pode ser o caso de pensar em um espaço maior.

Outro detalhe importante é analisar de forma conjunta esses dois fatores. Se, com o passar do tempo, você deseja aumentar o tamanho da sua família, isso vai fazer toda a diferença na hora de escolher o tamanho ideal.

Antes de comprar o imóvel é fundamental avaliar as suas condições financeiras. Nesse sentido, indica-se fazer um levantamento de todos os seus rendimentos, confrontando-os com as suas despesas mensais.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: