Dicas

Afinal, é melhor optar por uma casa ou apartamento? Descubra agora!

O que é preciso considerar para fazer a melhor escolha?

O primeiro passo a considerar é estabelecer suas prioridades. O que procura no seu próximo imóvel? Deseja mais segurança e praticidade no seu seu dia a dia, talvez um apartamento seja a melhor opção. Por outro lado, se procura mais espaço ou privacidade, talvez seja melhor comprar uma casa.

Em seguida, será necessário avaliar o seu estilo de vida.

Quais são as principais características?

Para que opte pela alternativa que lhe trará mais benefícios, será necessário colocar numa balança os prós e os contras de cada opção. Assim, para que saiba exatamente o que encontrará ao viver numa casa ou num apartamento, selecionamos as principais características de cada opção.

O que esperar de uma casa?

Uma coisa é certa, quem procura viver num ambiente mais espaçoso certamente escolherá uma casa. Apesar de algumas residências não serem tão amplas, normalmente, uma boa casa oferece mais espaço que um apartamento.

Além disso, pode existir um o quintal, ou um espaço exterior, que possibilita a plantação de uma horta caseira ou a criação de animais de estimação. Por se tratar de uma única construção, o morador de uma casa tem mais liberdade e privacidade do que o morador de um apartamento.

Nela, o residente não está sujeito às regras do condomínio e pode fazer o que tem vontade, como dar festas e fazer as modificações que quiser na estrutura da residência.

Entretanto, a menos que se viva em um condomínio horizontal, os moradores de uma casa estão mais vulneráveis a invasões e ataques de pessoas mal-intencionadas, pois não existe um controle sobre quem transita em frente à residência.

Em muitos dos casos, é comum investir em segurança — como a construção de muros mais altos, cerca elétrica e sistema de câmeras. Outro ponto negativo é o custo de manutenção.

Apesar de não ter que pagar mensalmente a taxa de condomínio, algumas despesas — como a conservação do telhado e da fachada — serão de sua total responsabilidade. Além dos custos, também existe o trabalho necessário para realizar a manutenção.

Por fim, o investimento para realizar a compra de uma casa, na maioria dos casos, é superior ao necessário para adquirir um apartamento.

O que esperar de um apartamento

Para pessoas que têm uma rotina super agitada e sem tempo para nada, o apartamento é a melhor opção, pois ele oferece mais praticidade para o seu dia a dia. Já é algo comum que os condomínios ofereçam algumas comodidades aos seus moradores, como ginásio, área de lazer e, em alguns casos, jardim e até piscina.

Apesar de existir a taxa de condomínio, a contratação dos serviços de manutenção é feita pelo condomínio. Outro ponto positivo é a segurança. Alguns apartamentos têm seguranças e sistemas de monitoramento, assim o o seu apartamento fica muito mais protegido na sua ausência, principalmente se viaja muito.

A proximidade dos vizinhos também é benéfica, pois qualquer situação suspeita não passará despercebida. Para quem tem filhos pequenos, viver num apartamento pode ser uma boa opção.

Além do custo de manutenção ser menor, comprar um apartamento é mais barato  do que comprar uma casa.

Contudo, quem mora num condomínio deve estar ciente de que deverá seguir regras. Existem normas que regulamentam a forma de usar os elevadores, a piscina e o salão de festas. O ideal é conhecer o regulamento interno antes de realizar a mudança.

Apesar de existirem vantagens de ter vizinhos perto de si, em muitos dos casos essa proximidade pode ser algo incômodo — sobretudo se procura mais privacidade.

Afinal, qual é melhor: casa ou apartamento?

Como já foi explicado, não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois ela pode variar de acordo com o que cada pessoa procura no seu seu próximo lar.

Embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas na hora de escolher entre casa ou apartamento, o mais importante é ter autoconhecimento para tomar a melhor decisão.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: